terça-feira, 18 de março de 2014

guardas municipais porte de arma

Guardas municipais concluem Curso de Concessão de Porte de Arma de Fogo


Última turma da GMN inicia capacitação em 1º de março.


Guardas municipais da 7ª Turma em instrução conduzida por profissionais do Samu.
Uma nova turma de agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) finalizou nessa sexta-feira (22) o Curso de Concessão do Porte de Arma de Fogoseguindo os padrões do convênio firmado com o Departamento de Polícia Federal do RN. Foram 68 guardas municipais aperfeiçoados dentro de uma carga horária superior a 500h, que seguiu a matriz curricular emitida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para as guardas municipais do país.

A capacitação foi concluída com uma avaliação de aprendizagem em forma de prova de múltipla escolha, a qual buscou abordar os principais temas discutidos nas instruções teóricas e práticas desenvolvidas no decorrer dos quatro meses de duração do curso. A qualificação ainda se deteve a estágios práticos desenvolvidos por algumas disciplinas, a exemplo de Técnicas e Procedimentos Operacionais e de Abordagem, que foram ministradas pelo Chefe de Grupo de Ação (CGA) Isaac Nascimento e contaram com treinamentos realizadas durante noite e madrugada.

Estágio prático de Abordagem e de Técnicas e Procedimentos Operacionais.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, analisou o término da capacitação como um momento de reorganização e êxito da corporação por comprovar poder formar seus agentes com um corpo de instrutores composto por profissionais da GMN. “Parabenizo os guardas municipais formados, que poderão portar seu armamento de forma legal em defesa da sociedade, e os instrutores da corporação, além dos convidados de outras instituições parceiras, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, por contribuírem na qualificação e consequentemente no desempenho eficiente dos nossos agentes no serviço dirigido ao cidadão”, disse.

Abertura da capacitação no auditório do Cemure.

Os concluintes da capacitação que ainda não apresentaram a documentação pessoal necessária para a concessão do porte de arma de fogo devem entregá-la no setor de instrução da GMN até a próxima quarta-feira (27). A responsabilidade do agente é no tocante a apresentação da ficha do Sinarm devidamente preenchida, cópia autenticada do RG e CPF, duas fotos 3X4 e uma pasta de papelão na cor azul-marinho. Os certificados de qualificação, exame psicológico e demais comprovações ficam a cargo do setor de Instrução. “Mais de 90% dos guardas já apresentaram a papelada exigida pela Polícia Federal, porém é preciso que todos o façam para encaminharmos de uma só vez a solicitação do porte (arma) a PF”, alertou o subcomandante de Instrução, Ariberto Araújo.

CGA Isaac (dir.) ao lado de integrantes da 7ª Turma GMN que concluíram o curso.
Nova Turma

O Comando da GMN emitiu nessa sexta-feira (22) a Portaria 007/2013convocando 32 guardas municipais para iniciarem o Curso de Concessão do Porte de Arma de Fogo que acontece no período de 01 de março a 15 de julho. As instruções vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 11:40h na Faculdade Natalense de Educação e Cultura (Fanec), situada na avenida Prudente de Moraes, s/n, no bairro de Lagoa Nova.

Esses agentes serão os últimos, dos mais de 500 servidores da corporação, a passar pela qualificação de forma a habilitar toda a GMN com o porte legal de armamento. Também foi divulgada a Portaria 008/2013 responsável pela suspensão de férias de cinco guardas municipais determinados pelo Comando a participar da capacitação. “É importante lembrar que a frequência no curso corresponde a escala de serviço do GM”, concluiu o subcomandante Ariberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário